Testemunhas de Jesus

TESTEMUNHAS DE JESUS
 Quando recebi a Jesus como meu Salvador e Senhor, logo comecei a testemunhar para os conterrâneos de minha vila natal, falando para eles como minha vida foi transformada e como estava feliz com a minha nova amizade com Jesus.
 Fazia isso, falando com as pessoas, pregando nos lugares públicos e cantando louvores pelas ruas na companhia de outros jovens, sendo eu ainda adolescente.
 Sendo conhecido de quase todos os moradores e filho de família bem tradicional, meu testemunho se tornava bem interessante. Afinal, um menino de 13 anos se comprometer com assuntos de religião, era coisa de causar admiração.
 Mais tarde, lendo as Escrituras Sagradas, fiquei sabendo que aquele compartilhar com os outros era algo natural. Não corria atrás de palhaço pra anunciar o espetáculo do dia e defender minha entrada gratuita no circo ou na tourada? Meus colegas não contavam suas piadas picantes e não defendiam suas práticas obscenas? Como poderia eu esconder os segredos de minha nova vida?
 Mais tarde também, vi que Jesus, no décimo e último encontro com seus discípulos depois de sua morte e na hora de seu retorno ao Pai, em Jerusalém, disse, “...e sereis minhas testemunhas...”
           Mais tarde ainda, fiquei sabendo que a palavra testemunhas, mártures, traz 3 significados, imitar alguém, defender ou divulgar esse alguém e sofrer por esse alguém.
           Pelo que sofri com a família, colegas e amigos, confirmei que tudo que Jesus afirmou sobre suas testemunhas era verdadeiro.
           Bem mais tarde ainda, passei a conhecer adeptos das “Testemunhas de Jeová.” Como sempre os recebi em minha porta e tenho entre eles alguns amigos e parentes, passei a me interessar por eles um pouco mais a fundo.
           Sempre verifiquei tratar-se de um grupo muitíssimo esforçado, que sinceramente acredita serem eles as verdadeiras testemunhas de Jeová.
           O que segue agora é um breve estudo em forma de ficção-entrevista sobre  ensinamentos dessa comunidade e da Bíblia, seguindo o sentido Gêneses >Apocalipse.
GÊNESIS 1.1- 2 – O ESPÍRITO DE DEUS SE MOVIA SOBRE AS ÁGUAS
DISCÍPULO: É verdade que vocês não consideram o Espírito Santo como Deus e como pessoa?
TESTEMUNHA: Neste texto lemos, o espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Em Mateus 3.11, João Batista diz, este, Jesus, vos batizará no espírito santo e no fogo. Em Atos 2.4, Lucas diz, e todos ficaram cheios do espírito santo. Nas passagens a gente tem 3 forças da natureza, água, fogo e espírito.
DISCÍPULO: Então, em Filipenses 2.17, quando Paulo diz, ainda que eu seja derramado, ele estava deixando de ser uma pessoa?
           Leia Isaías 63.10. Quem se sente magoado não tem que ser uma pessoa? João 15. 26. Quem dá testemunho de alguém não tem que ser uma pessoa? João 16.13. Quem guia uma pessoa não tem que ser uma pessoa? Atos 13.2. Quem separa e chama pessoas não tem que ser uma pessoa? Romanos 8.26. Quem intercede ou implora por uma pessoa não tem que ser uma pessoa? I. Coríntios 6.19. Quem habita em uma pessoa não tem que ser uma pessoa? Efésios 4.30. Quem se entristece não tem que ser uma pessoa?
           Veja ainda este verso, em João 14.16, Rogarei ao Pai e ele vos dará outro ajudador que fique convosco para sempre. Jesus usou állos, outro igual. Não héteros, outro diferente. Assim, ele se igualou ao Espírito Santo na sua natureza essencial.
 
GÊNESIS 9.4 – A CARNE COM SEU SANGUE, SUA VIDA, NÃO COMEREIS
DISCÍPULO: É verdade que vocês não recebem nem permitem que seus filhos recebam transfusão de sangue?
TESTEMUNHA: Sim, isso mesmo. Como está escrito no texto, a carne com sua alma, que é o seu sangue, não comereis.
DISCÍPULO: Você não acha que há uma grande diferença entre dieta e transfusão de sangue?
TESTEMUNHA: É verdade. Devem ser duas coisas distintas. Mas a Torre de Vigia nos ensina de outro modo e é assim que ensinamos.
DISCÍPULO: A transfusão de sangue já foi permitida e revogada pela Torre várias vezes. Está escrito na Sentinela de 15.11.1967, pág, 702-704 e Despertai de 8.6.1968, pág. 21. (Edições norteamericanas). Além disso, a proibição da transfusão só foi estabelecida pela Torre de Vigia em 1944. A vacinação também esteve proibida pra vocês de 1931 a 1952. Está na revista A Era de Ouro de 4.2.1931, pág. 293. (Edição também em Inglês).
GÊNESIS 40.20-22 – NO DIA DO ANIVERSÁRIO DE FARAÓ
DISCÍPULO: Por que as testemunhas de Jeová não comemoram aniversários?
TESTEMUNHA: Como você pode ler nos textos, os aniversários narrados na Bíblia sempre estão acompanhados de tragédias e execução de pessoas. Assim foi com Faraó no Egito, Beltsazar na Babilônia e Herodes nos dias de João Batista.
DISCÍPULO: Naturalmente, as figuras que você citou não são bons exemplos. Na maioria, não eram monoteístas e agiam como verdadeiros tiranos, conforme o costume de seus tempos.  Além disso, prendiam e matavam a qualquer momento, independente de datas.
             Quando um pai e uma mãe comemoram o aniversário de seu filho ou filha, com louvores e gratidão a Jeová, não estão seguindo nenhum mau exemplo dos soberanos antigos.
            Vejam agora uma coisa bem interessante. Reparem como estão as celebrações do Natal de Jesus em nossos dias. Só a figura do papai noel rouba quase toda festa do Aniversariante.  Mas já imaginou quanta coisa preciosa perderíamos se entregássemos essa data totalmente nas mãos de quem não conhece o verdadeiro espírito do Natal? E as maravilhosas comemorações que os Céus fizeram da chegada do Senhor? E as encantadoras músicas produzidas através dos séculos? E o sentido de amizade cristã entre famílias e amigos?
ÊXODO 3.14-15 – EU SOU ME ENVIOU A VÓS
DISCÍPULO: Por que vocês só usam o nome Jeová quando se referem a ele e quando se dirigem a ele?
TESTEMUNHA: Jeová significa Eu Sou, Aquele que É. Foi com esse nome que Moisés conseguiu convencer os israelitas de que estava autorizado a tirá-los do Egito. Esse nome foi sugerido como memorial no grande projeto de libertação de uma escravidão de 400 anos.
DISCÍPULO: Se Jeová só aceita esse nome como seu único nome, porque Moisés continuou a chamá-lo também de Deus, Elohim, até o fim do Pentateuco? O mesmo se deu com Esdras no pós Exílio, em Jó, nos Juízes, nos Salmos e nos Profetas.
           Na oração do Pai Nosso, Jesus não usou o nome Jeová. Quando disse, Santificado seja o teu nome, ele está usando nome no sentido do caráter de Deus, como acontece no Salvo 23 e em toda a Bíblia.
           Vocês acham que Jesus estava errado usando o nome de Jeová uma única vez em todo o seu ministério? (João 8.58). Vocês sabem que ele sempre usava Pai ou Deus (Theós), de onde vem Teologia. É a correspondente ao Hebraico El. Até na agonia, no madeiro, ele usou El, “Eli, Eli, lamá sabaktaní? Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
SALMO 37.9,11,29 – MAS OS MANSOS HERDARÃO A TERRA
DISCÍPULO: Vocês afirmam que a grande maioria dos justos vai ficar pra sempre na terra?
TESTEMUNHA: É verdade. Também em Salmo 115.16 está escrito, Os Céus pertencem a Jeová, mas a terra ele a deu aos filhos dos homens.
DISCÍPULO: Vocês não acham que pela ciência da boa interpretação não se pode extrair uma doutrina que não seja confirmada por toda a obra?  Isaías fala da destruição de todo o exército dos céus (Is. 34.4) e em Salmo 102.25 lemos que os céus e a terra perecerão. Pedro diz, todos os elementos da terra se fundirão ao fogo. (II Pe. 3.7-11).
           O contexto do Salmo 37 ensina que o salmista estava mostrando como seus patrícios israelitas, sendo justos, passariam seus dias de vida aqui na terra. Não está predizendo um tempo futuro, quando Deus passará o controle da terra para os justos.
 SALMO 110.1 – ÚNICO SENHOR
DISCÍPULO: Vocês acreditam que só existe um Senhor, não é verdade? Mas vocês não crêem também que ele existe e se apresenta em 3 pessoas? Como você, que sendo um só, é filho ou filha, esposo ou esposa e pai ou mãe ao mesmo tempo.
TESTEMUNHA: Davi está dizendo que o Senhor está falando com o Senhor Jesus. Jeová não pode estar falando consigo mesmo. Ele mesmo sempre se apresenta como único Senhor, como você pode ler em Deuteronômio 6.4 e I Coríntios 8.6.
DISCÍPULO: De acordo com Gênesis 18 e 19, Jeová se apresenta a Abraão em 3 pessoas diferentes, como Jeová, como 3 anjos e como 3 homens. Não causaram qualquer espanto ao hospedeiro do Senhor. Pelo contrário, Abraão os recebeu e os tratou naturalmente como sendo o mesmo Senhor. Em Juízes 6, acontece algo semelhante com Gideão.
           Um Jeová triúno não significa politeísmo. É uma triunidade ética, não metafísica ou matemática.  A prova é que as 3 pessoas possuem os mesmos atributos e poderes.
SALMO 146.3-4 – PERECEM OS SEUS PENSAMENTOS
DISCÍPULO: Vocês acreditam mesmo que a consciência se apaga com a morte? TESTEMUNHA: Sim. Nossa crença se baseia também em Ecl. 9.5 e Ez. 18.4.
DISCÍPULO: Então leia Lucas 12.4-5, 16.22-28 e 23.43, II Coríntios 5.1 e 8, Filipenses 1.23-24 e Apocalipse 6.9-11.
TESTEMUNHA: Mas em Lucas 23.43 está escrito, Deveras eu te digo hoje: Estarás comigo no Paraíso.
 DISCÍPULO: O texto original não nos autoriza colocar dois pontos depois do hoje, como está em sua tradução. Note que nesse caso o advérbio se torna uma palavra não obrigatória na sentença e esse não era o estilo de Jesus, principalmente num momento de profundo sofrimento. Além disso, essa tradução contraria os outros textos acima.
           A lição do Salmo 146 é que não devemos colocar nossa confiança no homem, porque logo perecerá. É o caso de um bom rei. Por melhor que seja, logo passará.
TESTEMUNHA: Mas por João 3.13 e Atos 2.34, a gente vê que só Jesus subiu ao Céu.
DISCÍPULO: Sim, é verdade. Ele foi feito primícias dos que dormem. Nem seu próprio pai, Davi, ressuscitou.
          Jesus foi também o único que subiu ao Céu tendo antes descido do Céu, como sempre dizia. Os outros filhos sobem sem jamais terem descido e sem ainda terem ressuscitado. (Apoc. 6. 9 a 11)
ISAÍAS 9.6 – MARAVILHOSO CONSELHEIRO, DEUS PODEROSO...
DISCÍPULO: Vocês consideram Jesus como Todopoderoso?
TESTEMUNHA: Não. Nós o consideramos apenas como deus poderoso. Todopoderoso mesmo, só Jeová.
DISCÍPULO: Então leia Isaías 9.6 e responda, quem é o Deus Poderoso descrito aqui por Isaías?
TESTEMUNHA: É Jesus.
DISCÍPULO: Jesus é o verdadeiro Deus?
TESTEMUNHA: Não. Ele é apenas um deus.
DISCÍPULO: Então vocês estão dizendo que Jesus é um falso Deus? Mas para confirmar que Jesus é o mesmo Deus todopoderoso, veja João 20.28, Hebreus 1.3 e Apocalipse 1.7-8.
MATEUS 24.14 – ENTÃO VIRÁ O FIM
DISCÍPULO: A revista A Sentinela, edição americana de 1.10.1980, afirma que Jesus já voltou diversas vezes desde 1914. (Página 28 e 29). Vocês confirmam?
TESTEMUNHA: Confirmamos.
DISCÍPULO: Você pode me explicar onde e como isso aconteceu?
TESTEMUNHA: Sim, eu posso. A revista que você citou, edições  norteamericanas de 1.10.1978, pág. 31 e 15.5.1984, pág. 5, afirma que a profecia de Jesus em Mateus 24.34, Não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam, cumpriu-se em 1914.
No livro Seja Deus Verdadeiro, se lê que ninguém o viu porque sua volta foi “espiritual”. E no livro Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado, lemos que ele foi coroado Rei do Novo Mundo.
DISCÍPULO: Então, como é que vocês explicam Mateus 24,36 e Atos 1.7 e I Tess. 4.16 ee Apoc. 1.7? Vocês não acham que os sinais de hoje estão muito mais visíveis para que venha o fim? Não acham que todas estas coisas estão muito mais parecidas com os nossos dias?
        Ele mesmo sisse, todas as tribos da terra me verão vindo sobre as nuvens. (Mat.24.30)
MATEUS 26.27 – BEBEI TODOS DO CÁLICE
DISCÍPULO: É verdade que vocês não oferecem a comunhão do cálice a todos os fiéis?
TESTEMUNHA: Sim, é verdade. O assunto está na nossa revista A Sentinela de 15.2.1986. Aprendemos com a Torre que os convertidos depois de 1935 são as outras ovelhas a que Jesus se refere em João 10.16 . Eles não vão morar no Céu com os 144 mil ungidos e não podem tomar parte no cálice da comunhão.
DISCÍPULO: Vocês não acham que uma discriminação tão importante para o reino de Deus carece de uma palavra direta e objetiva da parte do Senhor Jesus? E esta palavra não se encontra em qualquer lugar!
LUCAS 24.36-39 – VEDE MINHAS MÃOS E MEUS PÉS
DISCÍPULO: Vocês crêem que Jesus ressuscitou em carne e espírito?
TESTEMUNHA: Não. Cremos que ele só ressuscitou em espírito.
DISCÍPULO: Você pode me dizer em que a Torre se baseia nessa crença?
TESTEMUNHA: Não. Não posso. Mas é assim que aprendemos.
DISCÍPULO: Mas vocês sustentam essa tese, mesmo depois de ler Lucas 24.36-39 e João 2.19-21?
JOÃO 1.1 – A PALAVRA ERA DEUS
DISCÍPULO: Quem é Jesus para as Testemunhas?
TESTEMUNHA: “Era um Deus, mas não o Deus Todo-Poderoso, que é Jeová.”
DISCÍPULO: Você sabe quem traduziu Deus por deus (deus menor), antes de ser incorporado na Tradução do Novo Mundo? Foi o espírita Johanes Greber, segundo A Sentinela de 15.2.1956, que diz, obviamente os espíritos nos quais o ex-pastor Greber acreditava, o ajudaram em suas traduções. Aqui eu aconselho que você volte a ler nosso estudo sobre Isaías 9.6.
JOÃO 4.23 – ADORARÃO O PAI EM ESPÍRITO E EM VERDADE
DISCÍPULO: Vocês adoram Jesus Cristo?
TESTEMUNHA: Não. Apenas reverenciamos. Adoramos o Pai, conforme o próprio Cristo diz nessa passagem.
DISCÍPULO: Mas Jesus não se excluiu nesta passagem, como lemos Mateus 28.9 e Hebreus 1.6. Veja que em todos estes textos o verbo é o mesmo, proskunêin, adorar.
           Gabriel e todos os santos e anjos nunca aceitaram adoração porque em toda a Bíblia só é permitido adorar a Deus. Jesus nunca recusou adoração das pessoas. Será que ele desobedeceu a Jeová?
JOÃO 14.28 – O PAI É MAIOR DO QUE EU
DISCÍPULO: Volto a perguntar. Jesus é Deus?
TESTEMUNHA: Não. Aprendemos que Jesus não é Deus. Neste verso ele mesmo diz que o Pai é maior do que ele. Em I Coríntios 11.3, a gente lê que Deus é a cabeça de Cristo. Em Colossenses 1.15, o mesmo apostolo Paulo afirma que ele é o primogênito de toda a criação.
DISCÍPULO: Quando se diz que Jesus é a cabeça de todo homem, está sendo negada a humanidade do homem? E quando se diz que o homem é a cabeça da mulher, está dizendo que a mulher é inferior ao homem?
           Quando Jeová diz que colocará a David como primogênito dos reis da Terra, queria dizer que David era o rei mais antigo da Terra? (Salmo 89.27)
           Se você examinar bem João 10.30 e 14.9-11, Judas 4 e muitos outros textos, você vai concluir no que ele mesmo disse, Eu e o Pai somos um. Em João 14.28, Jesus está falando no sentido de Filipenses 2.6 e 7. No 6 Paulo reconhece a Jesus como Deus. No 7 ele o apresenta como homem, obediente e humilhado até a morte.
TESTEMUNHA: Em João 17.3 Jesus pede ao Pai que seus discípulos reconheçam a Jeová como único Deus verdadeiro. Em I Coríntios 8.6, Paulo diz que há um só Deus...
DISCÍPULO: Mas devemos ler a segunda parte desse verso, e um só Senhor, Jesus Cristo. Então, você acha que quando Jesus é chamado de único Senhor, o apóstolo está dizendo que Jeová não é Senhor?
           Quando Tomé viu a Jesus ressurreto pela primeira vez, ele exclamou, Senhor meu e Deus meu! Por que, então, Jesus não o repreendeu?
JOÃO 20.25 – ...SE EU NÃO VIR EM SUAS MÃOS O SINAL DOS PREGOS...
DISCÍPULO: Vocês acreditam que Jesus morreu numa cruz?
TESTEMUNHA: Não. Para nós, ele morreu numa estaca.
DISCÍPULO: Vocês podem apresentar alguma prova documentada sobre isso?
TESTEMUNHA: Que eu saiba, não. Mas a Torre afirma que ele não morreu numa cruz. Tanto que no deserto Moisés levantou uma haste com uma serpente na sua ponta. O próprio Jesus afirmou que aquela serpente o representava no Antigo Testamento e prefigurava o seu sacrifício no madeiro.
DISCÍPULO: Em qual princípio de interpretação sua organização se baseia para afirmar que essa figura teria que se cumprir no Calvário em todos os seus detalhas? Então vocês também esperam que aquela serpente tenha recebido uma coroa de espinhos e foi cravada na haste com cravos? E podem afirmar que Moisés não usou uma travessa?
            Você, pessoalmente, acha que esta seja uma coisa fundamental dentro do plano de Deus para salvar o homem através do sacrifício de Cristo?
TESTEMUNHA: Sinceramente, não creio que isto seja fundamental.
DISCÍPULO: Embora satisfeito com sua resposta, vou apenas lembrar que Tomé, estando ausente na primeira aparição de Jesus ao grupo dos apóstolos após sua morte, disse aos companheiros, Se eu não vir os sinais dos CRAVOS em suas mãos e não puser o meu dedo no lugar dos CRAVOS, de modo nenhum crerei. Difícil imaginar Tomé, no brevíssimo espaço de 2 dias, se esquecendo dos 2 pregos que viu cravados nas mãos de seu Senhor!
APOCALIPSE 7.4 – 144 MIL SELADOS
DISCÍPULO: É verdade que somente 144 mil pessoas vão pro Céu?
TESTEMUNHA: Sim. É assim que nós interpretamos este texto e outros relacionados.
DISCÍPULO: Mas não está escrito que os 144 mil são todos das tribos de Israel?
TESTEMUNHA: Aprendemos que Israel aqui é simbólico da família cristã.
DISCÍPULO: Então, o número 144 mil também é simbólico. Não é a conclusão lógica?
TESTEMUNHA: Que é lógico, é, mas é assim que aprendemos com nossos mestres.
DISCÍPULO: Veja também que esse número bíblico é altamente simbólico. Mil representa multidão e o 12, perfeição. Mil vezes 12 vezes 12 valem por incontáveis pessoas e muita perfeição em todos os planos e promessas do Senhor.
          Agora, leia Ap. 7.9 e 19.1. Veja bem que João está no Céu, como ele mesmo diz, e está vendo, além dos 144 mil, uma multidão que ninguém podia contar.
          Você não acha que a revelação pode estar mostrando apenas um destaque especial para os filhos convertidos de Israel ou para os milhares de mártires que deram suas vidas por amor a Cristo através dos séculos?
          Qualquer dessas duas interpretações é suficiente pra explicar por que razão só eles podiam aprender a canção que cantavam em Ap.14.3, não acha?
JOÃO 3.16 – NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA
DISCÍPULO: Deixei esta questão para o final, por considerá-la a mais importante.
           Você já tem absoluta certeza de sua salvação?
TESTEMUNHA: Não posso dizer que tenho essa certeza. Primeiro, porque ainda estou fazendo a obra que Jesus me confiou. Segundo, porque não conheço o dia de amanhã, se estarei bem ou mal diante de Deus.
DISCÍPULO: Considere estas 3 coisas. Primeira, a Palavra nunca fala de uma possibilidade, mas de uma certeza. (João 3.36, João 10.27-30, Luc. 19.9-10 e 23,43, etc, etc...) Segunda, A salvação vem pela graça de Deus, mediante a fé no sacrifício de Jesus. Não por obras ou merecimento. (Ef. 2.8-9). Terceira, as obras foram criadas para que andemos por elas. São o tapete vermelho de Deus para os santos. (Efésios 2.10). Farão parte do galardão ou premiação deles a partir do Juízo final. (Apoc. 20.11 a 15).
             Portanto, a salvação daquele que crê está absoluta e eternamente garantida.
TESTEMUNHA: Vou considerar todos os assuntos que tratamos. Como diz a Palavra, Nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. (Paulo). E Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. (Jesus). Jamais quero ser apanhado lutando contra a verdade!
Niterói, 21 de Julho, 2011           EIMALDO VIEIRA

NOTA: Além de diversas entrevistas com adeptos das “Testemunhas de Jeová”, este opúsculo teve as seguintes obras consultadas: Testemunhas de Jeová, de David Reed, Testemunhas de Jeová, de Gaspar Figueiredo, O que os “Testemunhas de Jeová” Precisam Saber, de Jamil Nassar, Seja Deus Verdadeiro, Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado, números diversos de A Sentinela e Despertai!




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário